31 janeiro 2017,
 0

UM MATERIAL VERSÁTIL, NOBRE E DURÁVEL

Acrílico é o nome comum para o poli metacrilato de metila (PMMA), um tipo de termoplástico. É um material prático e de fácil utilização em diversos segmentos, destacando-se principalmente pelo seu brilho e pela ampla variedade de texturas, cores e espessuras.

Ao contrário da maioria dos termoplásticos, o acrílico pode ser fundido diretamente em um molde, sem passar pelo processo de injeção. O monômero em sua forma primária líquida, recebe aditivos, catalisadores e pigmentos, é aquecido e depois despejado num molde de vidro temperado, formando as chapas conhecidas como cast. Este tipo de chapa possui maior variedade de cores, texturas e efeitos.

Fabricando Chapas Acrílicas “Cast” ou Fundidas


Fonte: Acrílico TV/Indac

Além destas chapas, existem também as extrusadas, produzidas pela compressão dos grânulos acrílicos através de uma rosca de extrusão convencional. O acrílico é fundido e empurrado através de uma matriz em um processo contínuo, possibilitando uma variedade de larguras e comprimentos. O processo de extrusão é a opção mais econômica para a produção de chapas acrílicas. A chapa extrusada é a alternativa de menor custo dentre as outras opções, entretanto, linhas de fluxo e distorções podem ocorrer.

criatividade-em-acrilico-04

Foto: Chapas Acrílicas Especiais Sinteglas

As chapas extrusadas além da melhor relação custo-benefício, possuem menor variação de espessura em relação às chapas cast, porém são menos resistentes à produtos químicos no geral e ao impacto. Já as chapas cast são mais indicadas para peças que serão moldadas por meio de processos térmicos, são mais resistentes à radiação UV e intempéries.

Fonte: http://www.indac.org.br/arquivos/acrilico_indac.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *