2 janeiro 2017,
 0

Crie um programa de incentivo com premiações mensais para reconhecer as habilidades do seu time

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao engajamento de seus funcionários. Para conseguir manter uma equipe motivada que traga bons resultados, é fundamental o planejamento e implementação de um programa de incentivo e reconhecimento profissional.

Muitos gestores, na ânsia de conseguir melhorar os resultados de sua equipe, acabam dando início à programas de incentivo com pouco ou nenhum planejamento. Logo abaixo vamos mostrar o que é necessário considerar para evitar que o programa gere apenas ônus à empresa sem obter os resultados esperados.

planejamento

O que gerou a necessidade de implementação do programa de incentivo?
Começar um programa sem ao menos saber se realmente existe uma necessidade por trás, pode não ser uma boa ideia. Ao analisar o ambiente da empresa podemos observar que os exemplos mais comuns de necessidades encontradas são os times com baixo rendimento e alta rotatividade de funcionários, que nem sempre estão ligados à baixa remuneração salarial, mas sim à falta de reconhecimento pelo trabalho realizado.

Quais são os objetivo esperados?
Um programa de incentivo sem a definição prévia de objetivos a serem alcançados é o mesmo que nada. Time nenhum se sentirá motivado a entrar na luta sem saber pelo que estarão lutando. Lembre-se que funcionários são seres humanos, portanto defina objetivos que sejam gratificantes para eles e para a empresa, não apenas para uma das partes.

Qual o perfil dos colaboradores que serão motivados?
É importante entender se os funcionários trabalham em equipe ou desenvolvem atividades independentes uns dos outros e como se estabelece o grau de dependência do trabalho do outro, para que o próximo passo possa ser definido com maior assertividade. Pense bem, pois não é nada motivador para a equipe definir que o funcionário que finaliza a venda será o único a receber o troféu de reconhecimento, se a venda dele depende totalmente das informações concedidas pelo setor técnico.

Quais as metas e o regulamento?
Após entender se a premiação mais adequada para a sua empresa é individual ou da equipe, estabeleça quais as metas devem ser alcançadas. Mas considere que toda empresa tem sempre algum funcionário ou equipe que se destaca naturalmente pelas suas habilidades, e é necessário ter muito cuidado ao premiar constantemente os mesmos, pois isto irá desmotivar o restante da equipe que deixará de perceber o real valor na luta pela conquista do reconhecimento. Para evitar cair nesta armadilha, estabeleça metas diferentes para cada mês, considerando as habilidades individuais de cada um dos demais funcionários e das equipes como um todo, oferecendo a estes mais oportunidades de superação.

Como será a avaliação dos resultados?
Não existe uma receita padrão para a melhor forma de avaliar os resultados, mas o ponto chave é apresentar resultados que não fujam às metas e objetivos pré-estabelecidos e, principalmente, que seja transparente, pois isso evitará que funcionários ou equipes se sintam enganados ou rebaixados no ranking sem um motivo plausível.

Quais as premiações de reconhecimento?
A prática de premiar os funcionários que mais se destacaram ao final de cada mês é uma forma de permitir aos mesmos vivenciar a conquista de um esforço individual em prol de um objetivo maior. No entanto, é necessário estipular com antecedência quais serão os prêmios e como serão distribuídos entre os vencedores para que não pareça que um melhor prêmio foi escolhido apenas porque fulano ou ciclano foi o vencedor. É muito comum empresas oferecerem premiações de destaque mensal na forma troféus e placas de homenagem, personalizados com o nome do vencedor e alguma mensagem de reconhecimento para que o funcionário possa rememorar sua conquista no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *